top of page
Buscar

Massagem Perineal

A Massagem Perineal é uma técnica utilizada e ensinada por fisioterapeuta (esta parte é mesmo importante porque hoje toda a gente ensina 🙄) em gabinete, com a grávida, de forma individual e depois de avaliação do pavimento pélvico e como forma de preparar o perineo para um parto vaginal. Se vale a pena fazer quando já se sabe que vai ser uma cesariana? Também veremos.



O objetivo da massagem é aumentar a flexibilidade da musculatura perineal e diminuir a resistência muscular, permitindo ao perineo alongar-se durante o parto sem se romper, já que durante o período expulsivo é necessária uma distensão e um alongamento de toda a estrutura Neuromusculoligamentar para acomodar a passagem da cabeça do bebé que é 4 vezes maior que o tamanho inicial da vagina. O perineo alonga 217%!


Deve iniciar-se as 34-35 semanas e ser realizada 1 a 2 vezes por semana. Porquê tao tarde na gravidez? Porque os estudos nos dizem que na maioria das mulheres não é necessário antes. Mas há excepções, de perineos muito “rígidos” que beneficiam de iniciar mais cedo. A avaliação individual é indispensável. E porque apenas 2 vezes por semana? Porque nos estudos realizados as mulheres que faziam mais vezes até corriam maior risco de laceração. Nem sempre mais é melhor!


A massagem perineal além de diminuir a probabilidade de uma laceração grave (terceiro ou quarto grau; as de primeiro e segundo grau são fisiológicas e recuperam), está associada a menor dor perineal pos parto nos 3 primeiros meses, diminuição do tempo de expulsivo, melhor regeneração e cicatrização perineal, melhor apgar do bebé e menor dor sexual (dispareunia). Infelizmente não parece ter efeitos na incontinência urinária.



Contudo, só porque a massagem perineal se deve iniciar na segunda metade do último trimestre de gravidez, não significa que só te deves preocupar com o teu pavimento pélvico nesta altura. Se se iniciar um programa dirigido a este precocemente os resultados obtidos são melhores, mesmo na incontinência urinária na gravidez e pós-parto. Por isso não esperes até a última!


E a laceração no parto não apenas depender desta técnica mas da postura em que vais parir, a respiração que realizas e a força que fazes.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page